Bom dia, pessoal. Gostaria de discutir com vocês um retorno em uma avenida que está mapeado como rotatória. Ele fica perto da minha casa e eu passo por lá com frequência, então posso afirmar que não faz sentido a instrução “na rotatória pegue a primeira saída”, pois a via simplesmente segue sem interrupção e a ilha central não é redonda - são realmente dois retornos, um para cada lado, além de que não há sinalização indicando rotatória. Porém (sempre tem um porém), existe uma placa de PARE para quem está na avenida dar preferência para quem está no retorno, o que, normalmente, é característico de rotatória.
Na mesma avenida, há um outro trecho semelhante, porém claramente marcado como rotatória pela sinalização vertical, então não há muito o que questionar.
Gostaria da opinião do pessoal mais experiente.
Muito obrigado!
PS: Estou em processo de mentoria com o IdomarCerutti, que tem sido muito atencioso e didático comigo, e estou procurando participar mais do fórum e tornar um hábito discutir minhas dúvidas por aqui.
Abraço.
Dá um nó na cabeça mesmo. Mas eu acredito que são retornos e não deveria ser categorizado como rotatória. Não vou saber explicar o que está na minha cabeça… O que entendo é que a rotatória, quando você “entra” nela, existam pontos de “saída”. Olhando este caso, a impressão que dá é que não “entra” em canto nenhum, muito menos “sai” para algum lugar, é simplesmente um local de parada obrigatória que é preciso dar passagem para os veículos que estão retornando. De qualquer forma, é bom pegar o que está no CTB, ver as definições de rotatórias e as sinalizações necessárias para chegar numa conclusão mais concreta.
Pelo SV não encontrei a placa de rotatória nesse local.
No outro exemplo que vc citou existe.
A sinalização define a situação.
Vou excluir a rotatória, considerando suas informações e conhecimento do local.