The new Waze Wiki, aka Wazeopedia, is now live at Wazeopedia.waze.com! While this legacy wiki will remain accessible for the time being, it is no longer updated by the community. For the most up-to-date guidance, please visit your local Wazeopedia.

Please do not make any more updates to these legacy wiki pages, all future updates should be made in your country's local Wazeopedia.

Clock over a larger globe

Cargos e Níveis de Edição

From waze
Jump to: navigation, search
Waze Portugal.png Voltar à página inicial

Introdução

As tarefas da comunidade do Waze organizam-se essencialmente nas atividades de cartografia e de edição do mapa.

Os Wazers que pretendem investir do seu tempo nas atividades de edição ou em ajudar os utilizadores no quotidiano podem adquirir outras funções e responsabilidades de acordo com os seus gostos pessoais e da sua experiência no Waze.

Por que motivo foi estabelecida esta organização?

Por que motivo a comunidade do Waze criou uma estrutura em função de cargos e níveis de edição?

  • Permitir que os novos Wazers identifiquem facilmente os utilizadores competentes, de modo a redirecioná-los de acordo com suas dúvidas e questões.
  • Despertar uma certa competição dentro da comunidade.
  • Proporcionar oportunidades para que os Wazers participem em várias tarefas consoante as atividades que gostam e do tempo que pretendem investir na melhoria do Waze.
  • Proteger o mapa contra erros de edição que os menos experientes poderão causar (todos cometemos erros).
  • Permitir que o "Staff Waze" identifique facilmente os líderes comunitários que coordenam as diferentes comunidades locais.

Distinção entre níveis de edição e cargos

Poderá ocorrer alguma confusão entre os dois conceitos porque estes sobrepõem-se em alguns casos, especialmente, quando alguns níveis são acessíveis apenas a certos cargos ou cargos que são concedidos apenas a partir de determinados níveis.

De uma forma simplificada conceitos estão estruturados da seguinte forma:

Nível de edição
  • Reflete a sua experiência na edição e definem a sua capacidade de edição.
  • Está relacionado com o número de edições no mapa.
  • Permite bloquear/desbloquear certos segmentos e aprovar edições em locais.
Cargos de edição

Estes cargos são atribuídos aos editores para que possam editar e realizar a gestão de determinadas áreas geográficas.

  • "Area Manager" tem acesso a uma área específica.
  • "Country Manager" tem acesso a todo o país.

Em alguns países poderá existir o cargo de "State Manager" e/ou "Regional Manager", que definem uma função intermédia entre os dois últimos cargos mencionados.

Cargos de gestão da comunidade

Estes cargos situam-se no coração da organização da comunidade do Waze e estão dissociados da edição do mapa. Participam, essencialmente, na vida da comunidade de editores e dos utilizadores da aplicação.

  • Os "Local Champs" e "Global Champs" coordenam a gestão da comunidade com o apoio dos "Country Administrators".
  • Os "Global Champs" proporcionam uma ligação com a gestão do Waze.
  • Os "Mentors" acompanham os editores na sua evolução dentro da comunidade.
  • Os "Experts" permitem a aquisição de conhecimentos sobre diferentes domínios de competência e apoiam a equipa de desenvolvimento do Waze.
  • Os "Beta-testers" fornecem os resultados de testes realizados pela equipa de desenvolvimento e participam no aperfeiçoamento de futuras versões da aplicação ou do editor de mapas.
  • Os "Localizers" contribuem para a tradução e adaptação em português (entre outras línguas) dos conteúdos originalmente em inglês.


Assim um Wazer poderá ter um nível, um cargo de edição e um ou vários cargos na comunidade.

Níveis de edição (nível 1 a 6)

Os níveis de edição representam a experiência na edição do mapa e define as capacidades do Wazer em editar as principais estradas de forma a garantir um bom funcionamento da navegação.

O principal objetivo dos níveis é, através de um sistema de bloqueio de segmentos, impedir que um editor com pouca experiência e conhecimento na edição danifique involuntariamente o mapa.

Estes níveis são utilizados como critério para ter acesso a determinados cargos de edição ou de gestão da comunidade.

Os níveis de edição estão diretamente relacionados com o número de edições no mapa que realizou. Os níveis mais elevados permitem também aumentar a largura da área em volta das suas rotas e na qual terá o direito de editar durante 90 dias.

O seu nível de edição é indicado no canto superior esquerdo do editor de mapas, indicado nesta tabela sob a forma de cones de sinalização.

Níveis de edição Descrição
Rank1New.png
Editor novato (menos de 3.000 edições)

Primeiro nível, automaticamente atribuído quando inicia a edição.

Edições autorizadas até 1,6 km à volta das rotas percorridas.
Rank24New2.png
Editor Júnior (pelo menos 3.000 edições)

Permite que se candidate ao cargo de "Area Manager".

Edições autorizadas até 3,2 km à volta das rotas percorridas e dentro da área atribuída ao "Area Manager".
Rank24New3.png
Editor Aplicado (pelo menos 25.000 edições)
Edições autorizadas até 4,8 km à volta das rotas percorridas e dentro da área atribuída ao "Area Manager".
Rank24New.png
Editor Sénior (pelo menos 100.000 edições)

Permite que se candidate ao cargo de "Mentor".

Edições autorizadas até 6 km à volta das rotas percorridas e dentro da área atribuída ao "Area Manager".
Rank35New.png
Editor Avançado (pelo menos 250.000 edições)

O cargo de "Country Manager" poderá ser proposto pelos "Local/Global Champs".

Edições autorizadas até 6 km à volta das rotas percorridas e dentro da área atribuída ao "Area Manager" ou "Country Manager"
Rank46New.png
Editor Perito (pelo menos 500.000 edições)
Este nível é apenas acessível aos "Country Managers" e aos "Local/Global Champs".

Depois da obtenção do número necessário de edições para o nível superior, a mudança de nível nem sempre é automática e não deve ser considerada como garantida. Caso tenha algum problema nos níveis, pode contactar um dos "Local/Global Champs".

Este processo de validação é necessário:

  • Para poder identificá-lo como um editor da comunidade local.
  • Para que os "Local / Global Champs" possam:
    • Detetar que não existem erros graves nas suas edições.
    • Garantir que a sua experiência tem progredido de acordo com o volume das suas edições:


Se um "Local / Global Champ" descobrir que conscientemente altera sem fundamento grandes quantidades de elementos (estradas, locais, etc.) a fim de alcançar rapidamente o número necessário de edições, sem contribuir para a melhoraria do mapa, então a promoção para um nível superior não será concedida e é provável que uma sanção seja considerada (despromoção ou até o bloqueio da conta)

Cargos de edição

Define as responsabilidades atribuídas aos Wazers na tarefa de edição do mapa. Estes cargos permitem a edição e a gestão de determinadas zonas geográficas.

Mapeditor.png Editor de mapa

A cartografia do Waze é realizada pelo próprio utilizador da aplicação e está disponível a qualquer Wazer que deseja contribuir. Portanto, basta criar uma conta no Waze, entrar no editor de mapas e começar a editar.

Esta simples ação define o primeiro passo do utilizador dentro da comunidade: o Wazer acaba de se tornar num Editor. Este distingue-se do resto da comunidade de utilizadores diários pela integração na comunidade de editores de mapa do Waze.

Todos os editores iniciam no nível 1 e podem evoluir ao longo do tempo, tanto no nível, como no cargo que desempenham, à medida que vão ganhando experiência na edição do mapa, que vão aprendendo a utilizar o editor de mapas, que tomem conhecimento de todas as regras e normas locais descritas no Wiki e que participem no fórum da comunidade.

Qualquer novo editor no Waze deve em primeiro ler atentamente o wiki e conhecer as regras básicas de edição, para que possa editar corretamente o mapa.

Badge AreaManager.png "Area Manager"

Um dos primeiros passos realizados pelos editores que desejam investir mais tempo na melhoria do Waze consiste em assumir a responsabilidade de edição do mapa numa determinada área, normalmente na zona onde reside ou em áreas em que se desloca frequentemente (local de trabalho, etc.)

Desse modo, alguns editores tornam-se "Area Managers" (Gestores de Área), ou em abreviado "AM". O tamanho das suas áreas são atribuídas principalmente em relação à experiência do editor. Contudo, como existe uma falta de editores em certas zonas de Portugal alguns poderão ter o privilégio de obter áreas com maiores dimensões.

A missão

As principais tarefas a cumprir por um "Area Manager" são:

  • A atualização do mapa durante a construção, modificação ou supressão de estradas,
  • A gestão das alterações temporárias do trânsito durante as obras de requalificação,
  • A resolução dos "Update Requests", pedidos de correção enviados pelos wazers quando detetam um problema ou uma não conformidade no mapa,
  • A resolução dos "Map Problems", problemas no mapa automaticamente identificados pelos servidores do Waze através de mecanismos de deteção de incoerências,
  • A moderação dos "Place Updates", pedidos de atualização sugeridos pelos Wazers de locais adicionados ao mapa (nomenclatura, fotografias, horário de funcionamento e outras informações úteis),
  • Ajudar e apoiar novos editores, através da experiência adquirida durante a edição, a leitura do Wiki e a participação no fórum.
Condições para ser "Area Manager"

Os "Area Manager" assumem um papel de maior visibilidade dentro da comunidade e por consequência uma responsabilidade acrescida em relação aos utilizadores da aplicação e aos editores do mapa.

Desse modo, a comunidade portuguesa pretende que os seus "Area Managers" tenham alguma experiência de edição, que sejam conhecedores das regras básicas e que possuem um bom espírito de comunicação, participando no fórum e esclarecendo qualquer dúvida sobre as suas áreas.

Espera-se que o futuro gestor de área demonstre um mínimo de presença no fórum português, seja através dos pedidos de desbloqueio, problemas que pediu para resolver, duvidas por esclarecer ou a simples participação em debates de interesse geral.

Destacar que o único e grande objectivo dos AM é serem responsáveis pela edição de uma determinada área do país. Realizando edições mais locais dentro das suas áreas, corrigindo e ajudando novos editores que editem nas suas áreas. Qualquer dificuldade ou impossibilidade de realizar uma determinada edição deverá ser pedido ajuda a outros AM da área ou, em ultimo caso aos "Country Managers" de Portugal.

Para candidatar-se a "Area Manager" é necessário que o editor:

  • Tenha no mínimo o nível 2 de edição;
  • Tenha realizado até ao momento 5000 edições;
  • Participe na edição dos mapas à mais de 1 mês.
Candidatura a "Area Manager"
1º Passo: Realizar o pedido

O primeiro passo é preencher o formulário presente no seguinte tópico do fórum [1]

Os Local Champs irão verificar que todos os critérios referidos no formulário são preenchidos e validam o pedido. Uma avaliação é então efetuada sobre as áreas onde o candidato editou, garantindo que este assimilou corretamente as regras básicas de edição do mapa, provando desse modo que teve o cuidado de ler os guias do wiki.

Espera-se em particular que o candidato:

  • utilize a nomenclatura correta para dar nomes aos segmentos. Utilizando as abreviaturas presentes no guia de normalização.
  • não adicione os Y nas entradas e saídas das rotundas e em cruzamentos quando estes não são necessários.
  • não adicione nomes de rua aos segmentos que constituem uma rotunda.
  • adicione locais segundo as regras presentes no guia sobre locais.
  • não aprove câmaras de velocidade, de semáforos ou fictícias.
  • não adicione e deixe segmentos a vermelho, ou seja sem inserir o nome, ou no mínimo selecionar "não tem".
  • verifique os sentidos dos segmentos que editou, evitando segmentos com sentido desconhecido.
  • verifique as permissões ou proibições de virar (setas) de cada segmento.
  • não deixe segmentos conduzíveis desconectados sem justificação.
  • tenha um mínimo de participação no fórum.

Dependendo da experiência é então atribuída uma área ao candidato.

Caso o editor durante a avaliação demonstre poucos conhecimentos de edição e nenhuma participação no fórum o seu pedido será rejeitado.

2º Passo: Identificar-se no fórum

Logo que termine de preencher o formulário deverá identificar-se como candidato a "Area Manager" no seguinte tópico do fórum: [2].

Dessa forma, dá-se a conhecer aos outros "Area Managers" e a toda a comunidade como futuro gestor de área e mostra a sua determinação ao "Local Champ" que irá aprovar a área.

3º Passo: Aguardar pela atribuição da área

Se as edições realizadas pelo candidato forem adequadas, confirmando a formação mínima exigida para a tarefa de "Area Manager" é enviado por um dos LC's um pedido ao Waze para adicionar o novo AM e as suas áreas de edição.

Logo que o editor venha a ser adicionado pelo Waze, este passa a ter a sua área de edição e torna-se num AM. Dependendo da resposta tanto dos LC's como do "Staff Waze" o candidato poderá esperar algumas semanas ou meses até que verifiquem o pedido de "Area Manager".

No futuro, caso pretenda alargar a área que lhe foi atribuída, basta preencher de novo o formulário com a nova área a ser adicionada.

O que se espera de um "Area Manager"?

A comunidade espera que o futuro gestor de área tenha adquirido os conceitos mais básicos de edição e que interaja positivamente com a comunidade. Assim o AM deverá:

  • Compreender e saber utilizar todas as funções de base do WME,
  • Compreender, aplicar e manter-se atualizado de todas as regras de edição presentes nos guias do wiki,
  • Editar corretamente as ruas principais e secundárias das pequenas localidades, assim como das grandes cidades,
    • Verificar a correta ligação dos segmentos,
    • Verificar o sentido de circulação dos segmentos e as permissões/proibições de virar nos entroncamentos e cruzamentos.
    • Ter a capacidade de identificar os segmentos bloqueados e seguir o correcto procedimento para obter um desbloqueio,
    • Ter a capacidade de solicitar ajuda aos editores de nível superior para resolver problemas com segmentos bloqueados,
    • Utilizar adequadamente as rotundas e rampas de acesso,
  • Gerir adequadamente os "Update Request", respeitando o procedimento indicado no seguinte Wiki,
  • Interagir e respeitar os outros editores, assim como, os Wazers que reportaram um problema no mapa,
  • Responder às mensagens privadas do fórum (PM) que lhe são dirigidas,
  • Evitar deixar segmentos vermelhos e corrigir os existentes (segmentos não validados),
  • Evitar eliminar estradas sem justificação, mesmo que sejam para adicionar mais tarde, caso o faça todos os dados de trânsito do segmento serão eliminados,
  • Evitar adicionar e aprovar câmaras de velocidade, de semáforos e fictícias. Devendo pelo contrário ajudar na limpeza de todos os radares por aprovar e de todos os radares fictícios e de semáforos,
  • Evitar fechar um "Update Requests" sem realizar uma análise da situação e se necessário envolver-se numa conversa com o Wazer que enviou o problema no mapa,
  • Participar ativamente no fórum, estar atento aos tópicos de pedidos de ajuda / desbloqueio e responder atempadamente a pedidos de outros editores,
  • Ajudar outros editores e gestores de área (AM), trocando ideias e oferecendo críticas construtivas quando forem detetadas edições inadequadas,
  • Conversar amigavelmente e aceitar sugestões e críticas em caso de edições inadequadas.

Atenção! A inatividade de um "Area Manager" no editor de mapas durante 90 dias leva a uma anulação automática da sua área e dos direitos que tem como AM.

"Area Managers" em Portugal

Os editores identificados como "Area Managers" em Portugal são:

  • analide (5): Norte e Centro Norte | Armação de Pêra
  • dbcm (2) [CM]: Lisboa a Caxias | Faro | Cadaval e Bombarral
  • filipegraciosa (3): Parte Este do distrito de Évora e Sul do distrito de Portalegre
  • ffabiossilva (3): Região Autónoma da Madeira
  • GilRodrigues (5) [CM]: Zona litoral do distrito de Coimbra
  • JorgeAntunes (2): Lourinhã, Peniche e Torres Vedras
  • migueis (3): Esposende a Braga
  • Matoplays (2): Lisboa a Sintra | Figueira da Foz | Porto a Matosinhos
  • nfreitas (2): Almada e Seixal
  • Palhinhas (3): Viana do Castelo até Valença
  • paulomeireles71 (3): Felgueiras | Gouveia | Aveiro | Oeiras
  • Pedrolima785 (3): Zona litoral do distrito do Porto
  • ShakeSac (4): Alentejo e Algarve | Loures
  • sup3rfm (3): Lisboa e Costa de Caparica
  • woldpt (2): Évora
  • xokopt (3): Castelo de Vide e Marvão
  • DengKao (4): Algarve

Legenda:

(#) - Nível de edição; [CM] - County Manager em Portugal;

Lista atualiza a 15/04/2016, caso encontrem algum erro nesta lista podem comunicar o problema a um dos Local Champs de Portugal.

No seguinte mapa encontram-se identificadas as áreas de cada um:

Badge CountryManager.png "Country Manager"

Um "Country Manager" (gestor de país), ou em abreviado "CM", é um Wazer que tem o privilégio de editar em qualquer lugar dentro do país. Nesta perspetiva, podemos considerá-lo como um gestor de área, com uma área de edição atribuída em todo o território nacional. Para além desta capacidade geográfica de edição, também participa na coordenação dos gestores de área, a fim de homogeneizar as áreas de edição dentro da comunidade.

Embora seja um cargo de edição e não um cargo de gestão da comunidade, espera-se daqueles que pretendam este titulo um investimento pessoal significativo.

Destaca-se assim a importância do cargo de "Country Manager". Tal como o de gestor de área, este têm uma grande responsabilidade para com os utilizadores do Waze e com os próprios gestores de área e editores em Portugal.

Espera-se que o futuro "Country Manager" seja um exemplo a seguir por todos em relação à qualidade das suas edições e no seu comportamento para com os outros membros da comunidade. Portanto, será dada uma atenção especial à qualidade das suas contribuições a partir do momento em que este tenha atingido o nível 5.

Assim, para ser um "Country Manager", deve:

  • Ter adquirido uma sólida experiência como "Area Manager" de nível 4 ou 5 edição.
  • Ter um perfeito conhecimento das regras de edições do wiki e de todas as suas subtilezas,
  • Alcançar o nível 5 de edição, ou seja, ter atingido no mínimo um número de 250.000 edições de mapa.
  • Demonstrar a capacidade de comunicar com uma certa cortesia, respeito e pedagogia com outros editores no fórum ou em conversas no chat do editor de mapas.

(Alguns gestores de área podem atingir o nível 5 sem que por isso sejam "Country Managers", ou pelo contrário, ainda estarem no nível 4 e serem promovidos a "Country Manager".)

Deverão ainda trabalhar em conjunto com outros "Country Managers" e "Local/Global Champs" no que toca a definir e refinar as boas práticas edição e em determinar a melhor forma de implementar novas funcionalidades e mudanças nas regras de edição.

Em Portugal, os “Local / Global Champs”, monitorizam a atividade e a contribuição dos “Area Managers” dentro da comunidade. Quando um gestor de área satisfaz as condições acima mencionadas, e que existe um claro consenso dentro do grupo dos “Local / Global Champs” português, então o editor será promovido para o cargo de “Country Manager” e anunciado no fórum, pelo que não é necessário solicitar este cargo.

Fica claro que será inútil pedir por este cargo. Se este não lhe for atribuído, pergunte-se a si mesmo se preenche os critérios mencionados e se necessário entre em contato com os “Local/Global Champs” ou com o "Country Coordinator" nacional para saber o que pode melhorar nas suas edições ou no seu comportamento dentro da comunidade.

"Country Managers" em Portugal
  • davipt [PM]
  • pvaladares [PM]
  • GilRodrigues [PM]
  • dbcm [PM]

Cargos na comunidade

Badge CountryAdmin.png "Country Coordinator"

Os "Country Coordinators" são nomeados pela Gestão do Waze para a coordenação dos "Local/Global Champs" nacionais e têm um papel importante na referência de um pais ou de um conjunto de países para com a gestão do Waze.

As suas principais responsabilidades são:

  • Participar ativamente nos grupos de "Global Champs" e "Local Champs".
  • Estabelecer ligação com o "Waze Community Manager"
  • Aconselhar sobre a urgência ou criticidade de problemas reportados
  • Facilitar a obtenção de um consenso no seio das discussões com os "Local/Global Champs"
  • Arbitrar as decisões a tomar, se for necessário
  • Assegurar a comunicação sobre as principais notícias da empresa Waze, a publicação de novas versões, anúncios de produtos, etc.
  • Apoio para atividades de Mídias sociais dentro do país
  • Contribuir para a organização de "Meet-up" nacionais
  • Assegurar as missões de administração do fórum

Badge GlobalChamp.png "Global Champs"

Os "Global Champs" pertencem à escala mundial, aos membros de gestão da comunidade do Waze. Ou seja, coordenam os esforços entre os vários países dentro de um grupo que reúne todos os "Global Champs", as equipes de desenvolvimento do Waze e o "Staff Waze".


Os "Global Champs" são selecionados pela equipe do Waze a partir dos "Local Champs" que demonstraram um grande envolvimento e contribuição para a comunidade internacional do Waze.

A sua principal função é seguir as instruções gerais dadas pelo "Staff Waze" e coordenar os esforços locais do seu país, para que estes sigam a estratégia global do Waze, harmonizando dessa forma as práticas em toda a comunidade Internacional.

No geral tem a mesma função que os "Local Champs" mas participam mais a montante com o "Staff Waze", no desenvolvimento de novos projetos. No dia-a-dia, mantêm um canal de comunicação privilegiado com a equipe de desenvolvimento do Waze.

"Global Champs" em Portugal

Badge LocalChamp.png "Local Champs"

Os "Local Champs" pertencem, com os "Global Champs", a um grupo específico de membros que têm como funções coordenar e gerir uma comunidade local no Waze.

Os "Local Champs" são editores, selecionados pela administração do Waze, que tenham demonstrado num longo período de tempo uma contribuição e investimento excecional a favor da comunidade Waze do seu país. A sua função não se limita às suas capacidades de edição, mas aplica-se principalmente na sua capacidade em participar e dar vida à comunidade.

São utilizadores e editores experientes que dedicam grande parte do seu tempo à comunidade Waze e contribuem ativamente nos debates do Fórum. Tendo, também os direitos necessários para realizar a moderação no fórum do seu país.

São os responsáveis pelas respostas às questões mais complexas (ou a decisão final nos debates onde existam várias opiniões relevantes em oposição).

Para garantir a máxima coordenação com a estratégia de desenvolvimento do Waze, os "Local Champs" podem ser solicitados a participar em "meet-ups" (encontros presenciais desenvolvidos em reuniões ou sessões de trabalho acerca do mapa ou da aplicação), organizados pela equipe Waze.

Como este é um Cargo da comunidade (e não um Cargo de edição) o título de "Local Champ" só é visível no fórum em conjunto com o seu perfil.

Se por algum motivo tiver alguma dúvida, mas não se sente confortável para perguntar em público no fórum, não hesite em entrar em contato com um deles por mensagem privada (PM).

"Local Champs" em Portugal
  • pvaladares [PM]
  • GilRodrigues [PM]

Badge Mentor.png "Mentors"

Os "Mentors" investem o seu tempo para ajudar editores pouco experientes, a adquirir conhecimentos úteis e boas práticas de edição do Mapa. São editores experientes e "Champs" que possuem as capacidades necessárias para transmitir os seus conhecimentos de edição e acompanhar os editores no seu processo de melhoria.

A candidatura a “Mentors” está aberta a todos os editores que atingiram pelo menos o Nível 4, mas exige uma aprovação dos "Local Champs" e "Global Champs" ou em alguns casos do "Staff Waze". Após aprovação, são autorizados a iniciar um processo de "Mentoring" formal e estão envolvidos na decisão de promover o seu aprendiz a um nível de edição superior ou na atribuição de cargos de edição (principalmente "Area Manager").

Para mais detalhes, consulte o artigo sobre mentoring

"Mentors" em Portugal

No caso de Portugal, este Cargo não está em funcionamento em parte por falta de editores com grande experiência. Num futuro, possivelmente, poderemos avançar com atribuição de este tipo de Cargo.

Badge Expert.png "Experts"

Os "Experts" são normalmente "Local/Global Champs" que desenvolveram uma extensa experiência numa determinada área. Têm acesso a um fórum específico, reservado aos "Experts" e os seus coordenadores têm acesso direto aos membros do "Staff Waze" e da equipa de desenvolvimento do Waze de cada uma das áreas de especialização.

Relativamente à comunidade, o Cargo que desenvolvem permite aos utilizadores abordar questões ou problemas complexos relacionados com a área de especialização do "Expert". Podendo assim esclarecer certas perguntas ou resolver certos problemas graças aos seus conhecimentos sobre o funcionamento do Waze.

Existem várias categorias de "Experts" divididos por área de especialização:

  • "Client Expert"
    • "iPhone Expert"
    • "Android Expert"
  • "Editing Expert"
  • "Beta editor Expert"
  • "Navigation / Routing Expert"
  • "Localisation Expert"
  • "Social Media Expert"
  • "Points Expert"

Esta lista poderá ser alargada a novas áreas de especialização. O Waze está aberto a qualquer proposta nesse sentido.

Estes Cargos foram criados no Waze para suavizar a comunicação por área de especialização, permitindo que a informação seja filtrada desde o utilizador até ao "Staff Waze".

Pode pedir para entrar num grupo de "Experts", enviando o seu pedido no fórum, mas este tipo de cargos é essencialmente atribuído pela nomeação e aprovação do "Staff Waze".

Badge BetaTester.png "Beta Testers"

Existem vários programas de "Beta Testers" no Waze, tanto para "Waze Map Editor" como para futuras versões da aplicação. As candidaturas estão abertas a todos, mas requer a aprovação pelos membros de Gestão do Waze". Em alguns casos, só mesmo através de um convite.

Ao tornar-se num membro da comunidade de "Beta testers", vai experimentar em avanço a utilização de novas versões do Waze, com novas funcionalidades que estão a ser desenvolvidas. Pode ainda comunicar o seu "feedback", acerca das novas funcionalidades à equipa de desenvolvimento. Isto proporciona uma oportunidade única para influenciar o conteúdo de futuras versões da aplicação.

Pode candidatar-se através do site específico do programa Beta:CenterCode

Badge Localizer.png "Localizers"

Os "Localizers" são utilizadores que dedicam o seu tempo a traduzir e a personalizar o Waze para que este fique com as traduções perfeitas em cada uma das comunidades locais.

Para saber mais sobre o projeto de "Localizers", e como participar, visite o Localization forum.

Badge WikiMaster.png "Wiki Master"

Um grupo de voluntários dedicados a trabalhar em conjunto com um representante do Waze para organizar, modernizar e atualizar o wiki.

Organização e comunicação entre os vários cargos

Communication Streams.png

Toda esta organização em torno de Cargos específicos destina-se a tornar mais eficaz a comunicação de informações ao "Staff Waze".

O fluxo de comunicação segue os seguintes princípios:

  • As questões locais são discutidas no fórum local, como o nosso, em Portugal.
  • As informações das várias secções do fórum Português são monitorizadas pelos "Local Champs"
  • Os "Experts" monitorizam, do seu lado, as trocas de informações que ocorrem nos fóruns por área de especialização
  • Os Local Champs e os "Experts" comunicam de volta para os "Global Champs", as dificuldades e os problemas que não conseguem resolver ao seu nível.
  • Os "Global Champs" e "Country Coordinator" orquestram os esforços de cada um e se necessário, envolvem o "Staff Waze" ou a equipa de desenvolvimento do Waze.


Quais são níveis acessíveis a que cargo? E vice-versa.

Em resumo, apresentamos um esquema que resume a correlação entre os níveis de edição e os cargos da comunidade:

Cargos e Niveis.png

Nota sobre a história dos cargos

A equipa do Waze procedeu, por volta do verão de 2014, a uma reestruturação dos cargos, das responsabilidades e dos níveis de edição, especificando os novos critérios de elegibilidade. Contudo alguns dos antigos editores, que haviam sido concedido um cargo com base nos critérios anteriormente definidos, foram mantidos nesse cargo mesmo que estes não cumpram os novos critérios. É por essa razão que poderá cruzar na comunidade editores que parecem ter indevidamente algum cargo específico. Não é favoritismo, mas simples consequência dessa reformulação.


Waze Portugal.png Voltar à página inicial