The new Waze Wiki, aka Wazeopedia, is now live at Wazeopedia.waze.com! While this legacy wiki will remain accessible for the time being, it is no longer updated by the community. For the most up-to-date guidance, please visit your local Wazeopedia.

Please do not make any more updates to these legacy wiki pages, all future updates should be made in your country's local Wazeopedia.

Clock over a larger globe

Guia de mentoração formal

From waze
Jump to: navigation, search
Em construção
Esta página está em processo de construção. A informação aqui presente não deve ser considerada oficial.

Em construção desde 24 de Junho de 2015

Formal mentoring 2.png

Se você está pensando em se juntar ou já faz parte de um programa de mentoração formal, por favor leia a página inteira, e releia novamente quando necessário. Você pode utilizar todas ou algumas das abordagens e opções explicadas aqui.


Abordagem do processo

Entender a abordagem geral da Mentoração Formal vai ajudá-lo a decidir se Mentoração é algo que se enquadra em seu perfil.

Abaixo estão algumas observações para quem deseja se juntar a este grupo. As etapas servem para auxiliar na tomada de decisão.

Mentoração Formal é algo para você?

Você já deve estar se perguntando, qual são as responsabilidades e benefícios. Abaixo algumas questões que você mesmo pode responder.

  • Está por dentro de tudo que acontece na comunidade, seja no Wiki ou no Fórum?

Quem pode ajudar a te orientar?

  • Procure por pessoas que já fazem parte do processo Mentoração Formal
  • Tente encontrar um Mentor que pertença a mesma região que você

FAQ - Perguntas mais frequentes

Ocorreram mudanças na comunidade brasileira?

Sim, uma delas é a descentralização da comunidade.


O que é Mentoring Formal?

Mentoring vem do inglês e quer dizer Mentoração, ou seja, acompanhar e instruir alguém, Formal por se tratar de processo documentado e com diretrizes definidas. No Brasil, esse recurso possibilitou aos grupos locais, normalmente dentro dos estados, gerenciar seus próprios membros, sem depender de uma aprovação centralizada (Champs Brazil).


Quais foram os primeiros países a implantar esse sistema?

O sistema de Mentoring Formal foi criado em meados de 2014, EUA e França foram os primeiros a colocar a Mentoração em prática.

Referência: Mentoração Formal


Quem pode se tornar um Mentor formal?

Normalmente os mentores são indicados e convidados a participar desse processo quando se destacam na comunidade local por ajudar e instruir editores iniciantes, fazendo os primeiros contatos via PM e tirando dúvidas via Chat do WME. Estes são os chamados Mentores Informais.


O que preciso para ser um Mentor?

O primeiro e principal requisito é querer ajudar na melhoria da comunidade, seja mentorando novos editores ou então contribuindo com outros projetos como, por exemplo, Beta tester e Localization.


Preciso ter qual nível de edição? É necessário ser SM?

Não, o único pré-requisito é que tenha sido mentorado, anteriormente, por algum membro da comunidade, ou seja, é necessário ser AM, o nível de edição não é um pré-requisito.


Qual deve ser o tempo de dedicação de um Mentor?

Sabemos que a vida pessoal e profissional de cada membro da comunidade está em primeiro lugar e muitas vezes há um afastamento natural. Por este motivo, não há como mensurar e definir tempo mínimo e máximo na participação/contribuição de cada indivíduo, porém a figura do Mentor deve estar sempre presente para ajudar e atender as demandas dos recém chegados. Sendo assim, ficou definido que após 3 meses de inatividade, o Mentor poderá ser substituído por outro.


Com quem preciso falar para ser Mentor?

A figura chave é o Champ Local Estadual, ele será o contato direto que irá analisar a solicitação de forma individual.


Qual diferença ente Mentoring Formal e Informal?

Todo o processo executado por um Mentor Formal é documentado e fica registrado em arquivos compartilhados com os demais Mentores e Champs, assim é possível ter um acompanhamento geral de cada solicitação que foi atendida e o que ainda falta ser feito, isso é, podemos considerá-lo um tutor. Já o Mentor Informal costuma fazer os primeiros contatos com um editor novato, explicar sobre as regras de edição, ou seja, é um orientador que ajuda muito, porém fica limitado na hora de efetivar um acompanhamento do candidato a AM.


O que muda na parte de mentoração que fazemos hoje?

Qualquer solicitação de AM/SM e subida (upgrade) de nível são analisadas pelos Mentores e Champs Local Estadual, a execução desses processos não podem ser realizados por Mentores Informais.


O que é um Mentor ativo?

A ideia é não ficar esperando as solicitações de AM chegarem e sim procurar por editores e explicar-lhes, que existe a possibilidade de interagir e participar da comunidade, de se tornar Area Manager.


Como era antes e como ficou agora?

Até então, qualquer solicitação de área e de nível eram centralizadas, passavam por um grupo fechado, no caso os Champs. A partir da descentralização da comunidade, os estados passaram a ter autonomia para a gerência a nível local.


Qual o nível necessário para mentorar? Precisa ser SM?

Não, o Mentor pode ser um AM e nível 3. Basicamente as solicitações, seja para um novo AM ou uma ampliação de área, será uma decisão individual de cada Mentor, salvo os casos com alguma situação problemática. No caso da aprovação para se tornar SM, deverá ser discutido por todos os Mentores de cada estado, não passará mais pelo crivo dos Champs, assim como upgrade para nível 3, o Mentor será o responsável por solicitar. Já nível 4 deverá ser discutido antes da elevação (upgrade).


O Mentor poderá aprovar nível 5 e/ou CM?

Não, essa decisão caberá ao grupo dos Champs.


Quem mentora o Mentor? Faço parte do Mentoring Formal, mas tenho dúvidas sobre como proceder com um caso, gostaria de saber para quem reporto minha dúvida.

Normalmente o fluxo é expor sua dúvida para outros Mentores, caso não cheguem a um consenso, o Champ Local Estadual deve ser acionado. Se ainda assim houver dúvidas, este deverá levar o questionamento até o grupo dos Champs.


Não fica estranho um Mentor nível 3 ter autonomia para analisar e liberar AM?

O nível de edição e o tamanho da área de gerência não é tão relevante quanto a participação e a iniciativa de um Mentor na comunidade. De qualquer forma, todos o reconhecerão, ele receberá uma badge (crachá) que o identificará como tal.


Como vou poder me comunicar com os demais Mentores e Champs?

Existe um fórum privado para Mentores que permite a troca de conhecimento entre todos os envolvidos no processo.


Qual diferença de Global Champ, Local Champ, Local Champ Coordenador e Local Champ Estadual?

Com a descentralização, os estados passaram ter autonomia nas escolhas de seus próprios AMs, SMs, e também Champs estaduais. O grupo de Local Champs foi divido para permitir seu crescimento, a partir de agora temos:

  • Local Champ Coordenador
  • Local Champ Estadual

Local Champs são grandes contribuidores da comunidade local, que por sua vez, Global Champs são Local Champs que foram reconhecidos pela comunidade internacional como grande contribuidores.


Mentoring wiki outline [edit]


This is a list of all the pages which make up the Mentoring program. If new pages are created, they should be added to this list by clicking here.

You can click to go to any page in the Mentoring suite. Please click on your country's name for information specific to you.