The new Waze Wiki, aka Wazeopedia, is now live at Wazeopedia.waze.com! While this legacy wiki will remain accessible for the time being, it is no longer updated by the community. For the most up-to-date guidance, please visit your local Wazeopedia.

Please do not make any more updates to these legacy wiki pages, all future updates should be made in your country's local Wazeopedia.

Clock over a larger globe

Problemas no mapa

From waze
Jump to: navigation, search

  Ir para o Manual de edição  

Problem pin open-high.png

As informações nessa página se referem ao conhecimento atual. Por isso visite-a eventualmente, pois esta sujeita a mudanças.

Este artigo tratada dos alertas automáticos de problemas no mapa, que aparecem no Editor de mapas do Waze como um balão colorido com um ponto de exclamação branco. Balões com o ícone branco do Waze são alertas enviados pelos usuários e são tratados em Pedidos de atualização.

Introdução

Um "Problema no mapa" ou "alerta automático de problema" surge do sistema do Waze, quando ele detecta algo que aconteceu no mundo real, registrado pelo aplicativo cliente do Waze, que não corresponde aos dados no mapa. Há três opções que o editor pode usar para responder aos Problemas no mapa: Resolvido, Não identificado ou deixá-lo como Aberto. Apenas porque você não sabe resolver o problema, não significa que outro editor não descobrirá, então não use Não identificado no sentido de que você sozinho não consegue identificar o problema, pois esta opção fecha o alerta para todos os editores.

Elementos Visuais e de Interação

As cores do balão, assim como nos Pedidos de atualização, são indicativos de alguma coisa. No caso de problemas no mapa, é o número de motoristas afetados ou que dirigiram através da área de problema. Quanto mais traços de condução que seguem a mesma rota, maior a probabilidade de que esse problema precisa ser corrigido. A cor indica quantos motoristas passaram por essa área com esse problema.

Problem pin open-low.png

Um balão amarelo é gerado por 1 a 3 conduções.
Problem pin open-med.png

Um balão laranja é gerado por 4 a 7 conduções.
Problem pin open-high.png

Um balão vermelho é gerado por 8 ou mais conduções.
Problem pin solved.png
Um balão verde indica que o alerta foi marcado como "resolvido". O Waze tratará esse local como livre de problemas. Se for identificado um novo problema no mesmo local, então aparecerá um novo alerta de problema no mapa.

Problem pin not-identified.png
Um balão verde com uma interrogação indica que ele foi marcado como "não identificado". Nesse caso, o Waze não o mostrará novamente naquele lugar, então somente marque alertas como "não identificado" se você tiver certeza que não há, na verdade, um problema.

Quando você clica no balão de um problema no mapa, a parte superior do mapa é sobreposta pelas informações do alerta.

A barra superior do alerta indica o tipo do problema e que ele foi detectado automaticamente.

Habilitando alertas de problemas no mapa

Para mostrar os alertas de problemas no mapa na tela do Editor de mapas do Waze, use o controle de camadas para ativar a camada de Problemas no mapa.

Tipos de problemas detectados

A lista abaixo talvez não inclua todos os possíveis tipos de problemas. Se você encontrar um tipo de problema que não está listado abaixo, venha até o fórum sobre atualização da Wiki e o fórum de Wiki Changes, em inglês para alertar sobre o problema ausente e, assim, ele será adicionado.

Note que quando você marcar um alerta automático de problema como "não identificado", o Waze não mostrará, futuramente, o mesmo tipo de problema naquele lugar. Portanto, a menos que você tenha certeza que não há um problema, é melhor deixá-lo aberto até que outro editor possa resolvê-lo ou marcá-lo com "resolvido".

Via inexistente

As vias estão muito distantes umas das outras e, provavelmente, uma via está faltando no meio. Em muitos casos, vias inexistentes são identificadas em estacionamentos e em áreas com obstáculos para os satélites GPS ou torres de celular. Para problemas de estacionamento, rever as orientações sobre o mapeamento de Estacionamentos antes de continuar. Esteja ciente de que uma elevada porcentagem deste tipo de erro do mapa parece ser falsa ou não requer que alguma ação seja tomada. Marcar como "não identificado" se tem certeza que não há nenhum problema real.

Conversão restrita pode ser permitida

A rota passa por uma conversão que está marcada como proibida. Escolha os segmentos em torno da junção indicada para descobrir se o sentido de direção é limitado por uma restrição de conversão. Estes alertas são, geralmente, muito precisos em encontrar restrições no sentido incorretas.

Se havia um erro no mapa e foi corrigido, então marque-o como "resolvido". No entanto, pode ser indicativo de uma restrição temporal ou, possivelmente, uma manobra ilegal que o motorista fez de qualquer maneira; se a conversão é proibida, na realidade, marque o alerta como "não identificado".

Sentido de condução incompatível

Motoristas estão dirigindo no sentido contrário ao definido na via. Se a via é realmente mão dupla ou sentido único que vai na outra direção, altere a via marque o alerta como "resolvido" - e não se esqueça de habilitar as conversões corretas.

No entanto, isso também pode ser desencadeado por Wazers caminhando, andando de bicicleta ou dirigindo de forma errada por uma rua de mão única. Se este for o caso, não faça qualquer alteração no mapa, e marque o alerta como "não identificado".

Faltando junção

Os segmentos se tocam ou quase se tocam, mas não estão ligados por uma junção. Se eles são conectados de fato, então corrija e marque o alerta como "resolvido".

No entanto, isso também pode ser causado pela imprecisão do sinal de GPS. Se a rota a ser tomada pelos motoristas é ilegal ou impossível, não faça qualquer alteração, reveja se os segmentos estão posicionados corretamente e marque o alerta como "não identificado"

Falta junção no cruzamento das vias

As vias se cruzam, no entanto, não existe qualquer junção no ponto de interseção. Isso acontece com mais frequência quando um editor de mapa desenha uma nova via que cruza uma já existente, mas se esquece de criar uma junção entre elas. Corrija, revise as permissões de conversão e marque o alerta como "resolvido". Vias sobrepostas, e no mesmo nível de elevação, sempre devem ser ligadas por uma junção, mesmo em cruzamentos em que é proibida a conversão na interseção. Assim, fique atendo se a manobra efetuada pelo motorista é realmente permitida, mas não deixe de conectá-las.

Rota sugerida frequentemente ignorada

Rota sugerida frequentemente ignorada.png

O Waze detectou que a maioria dos usuários não segue a rota sugerida. O número no círculo verde mostra quantas conduções foram tomadas ao longo dessa rota. Procure junções ausentes, restrições de conversão incorretas ou classificações de via incorretas que podem fazer com que o Waze não escolha o caminho que a maioria dos usuários realmente faz. Se você encontrar um problema e corrigi-lo, então marque o alerta como "resolvido". Se não há conexões ausentes ou restrições de conversão incorretas, então, deixe o alerta aberto para que um outro editor possa revê-lo ou marque-o como "resolvido".

Tipo de via incompatível

O percurso passa por alguma via não trafegável, tal como ferrovia ou trilha para pedestre. Verifique se o tipo de via é realmente correto. Se o tipo de via está errado, corrija-o e marque o alerta como "resolvido". Se o tipo de via estiver correto, o alerta foi causado, provavelmente, por um motorista fazendo um manobra ilegal. Nesse caso, marque o alerta como "não identificado".

  Ir para o Manual de edição