The new Waze Wiki, aka Wazeopedia, is now live at Wazeopedia.waze.com! While this legacy wiki will remain accessible for the time being, it is no longer updated by the community. For the most up-to-date guidance, please visit your local Wazeopedia.

Please do not make any more updates to these legacy wiki pages, all future updates should be made in your country's local Wazeopedia.

Clock over a larger globe

Proteção do Mapa

From waze
Jump to: navigation, search

  Ir para o Manual de edição  

O mapa do Waze é atualizado por uma grande comunidade de editores ao redor do mundo com variados níveis de experiência. Por isso existem alguns sistemas para proteger e garantir a qualidade no mapa do Waze tanto de danos intencionais quanto não-intencionais.

Estrangulamento (Throttling)

O sistema de estrangulamento é um mecanismo que detecta anomalias no número de edições em um período de tempo e previne que trapaceiros (scripters) ganhem pontos por edições em massa. Enquanto muitos scripts são utilizados para melhorias ao mapa, alguns scripts causam danos específicos com o intuito de acumular pontos rapidamente. Scripts utilizados para edições em massa são permitidos, mas podem não resultar em ganho de pontos.

Objetivo

Edições em massa (scripts) são métodos limítrofes de mapeamento. De um lado eles não são necessariamente trapaça e podem ser uma contribuição significante ao mapa, especialmente em países não mapeados. E é por isso que são permitidas. Por outro lado, alguns editores abusam para trapacear.

Em ambos os casos os editores podem facilmente acumular uma quantidade ENORME de edits e pontos MUITO RÁPIDO. Se fosse apenas uma questão de pontos, não seria algo para se preocupar. O maior problema é que isso permite que usuários atinjam altos níveis de edição rápido e facilmente. Esse é o maior problema que o sistema de estrangulamento pretende corrigir.

A complexidade da situação levou a uma solução que não vai impedir o uso legítimo de scripts pelos editores. O objetivo é evitar que 10k edits feitos por script em um clique contem da mesma maneira que 10k edits feitos em duas semanas de trabalho duro sem scripts.

Como funciona

Waze tem diversos valores de referência para diferentes tipos de edições em massa. Assim que um limite é atingido, os edits que vierem em seguida não somam pontos. A transação é seguida de um período de tempo em que os edits continuam sem pontuar.

Valores de Referência nas Edições

Diferentes valores de referência existem para cada tipo de objeto (segmentos, MPs, URs, locais e etc...). Alguns são calculados por minuto, alguns por hora e alguns por dia. Os valores exatos são "internos" e podem variar ocasionalmente, conforme a necessidade (novos scripts e etc..). Por favor, perceba que os valores de referência são altos. É bem difícil atingí-los editando manualmente sem o uso de scripts.

O usuário não vai notar nenhuma mudança se atingir o limite de edição e for "estrangulado". Esse é um processo interno e invisível na interface do editor. As edições vão continuar, tudo vai parecer igual, mas os pontos não serão atribuídos.

Estrangulamento e bloqueio automático

Atualmente, o Waze não bloqueia automaticamente os usuários por edições em massa. Mas isso poderá mudar no futuro.

Retorno à pontuação após o estrangulamento

Atualmente, levam-se alguma horas para se restabelecer a capacidade de pontuação por edições após o sistema de estrangulamento ser acionado. O tempo exato é interno e pode ser alterado ocasionalmente.

Estrangulamento vs. trapaça

O Waze considera trapaça as edições inúteis com o objetivo de aumento no ranking. São edições em massa que não melhoram os mapas. O estrangulamento (throttling) é um dos métodos que usamos para identificar esse tipo de edições em massa. Nem toda edição em massa é trapaça e nem todo estrangulamento é o resultado de comportamento trapaceiro.

Regression checker

Regression checkers atualmente é uma ferramenta do WME beta, que também ajuda na proteção da qualidade do mapa. Essa ferramenta não trabalha em conjunto com o sistema de estrangulamento, mas é uma camada adicional de proteção da qualidade geral do mapa.

Proposta

Regression checker avisa os editores sobre edições que podem danificar o mapa e/ou causar problemas no mapa.

Como funciona

Todo "save" é analisado contra uma lista de possíveis problemas, percursos recentes na área e estrutura atual das vias. O Waze estima quão correta ou arriscada uma edição é e lhe atribui uma pontuação de risco. Por exemplo - uma mudança muito grande em uma rodovia movimentada que não funcionará com o atual sistema de tráfego deverá ter uma pontuação de altíssimo risco, enquanto uma pequena alteração em uma via paralela que parece se adequar com o atual padrão de tráfego terá uma pontuação de risco baixa.

Após cada save, o usuário verá um desses três resultados:

  • Salvo com sucesso- tudo está bem.
  • Aviso - Problema em potencial. Uma lista de problemas aparece com suas localizações. O usuário precisa rever os problemas e decidir se continuará com as edições.
  • Erro - Grave problema em potencial. Uma lista de problemas aparece com suas localizações. O usuário precisa rever os problemas e corrigí-los. somente então poderá salvar novamente.
Como o rank afeta o sistema

Existem diferentes avisos e erros para cada rank. Ranks mais altos tendem a ter mais "sucesso" onde um editor com rank menor receberia um alerta. E ainda, um usuário de rank mais alto pode receber um alerta, por uma edição questionável, onde um usuário de rank mais baixo receberia um erro.

  Ir para o Manual de edição