Melhores práticas de edição de mapa

From waze
Jump to: navigation, search

Como Waze, esta página é um esforço da comunidade e um trabalho em andamento. Muitas páginas ja existem sob a responsabilidade de um Area Manager, Como usar o Editor de mapa, identificar e resolver problemas, definir padrões para categorizar e nomear vias, e um FAQ. O objetivo desta página é ajudar os Area Managers e um design de mapa que funcione melhor para o usuário final (o condutor) enquanto tentando minimizar a quantidade de retrabalho que seria necessário por erros cometidos comumente ou limitações da ferramenta.

Objetivo

Usabilidade

Quando se trata de mapa, primeiramente deve-se lembrar que o objetivo da edição do mapa é prover ao condutor um mapa fácil e simples de se navegar em um dispositivo de tela pequena e produzir instruções verbais somente quando for necessário.

Simplicidade

O Objetivo não é modelar uma via como ela é realmente. Fazendo isso geralmente leva a uma complexidade desnecessária tornando a navegação complicada e a manutenção do mapa muito trabalhosa.

Conservação

Waze guarda os dados de cada via (Ex.: Velocidade da via, mão...) quando os wazer dirigem por ela, esses dados são utilizados para otimizar a rotas criadas pelo aplicativo. Se uma via é excluída esse dado é descartado. Dada uma escolha entre a exclusão de um emaranhado de segmentos e criando novos em seu lugar, contra desembaraçando-os e reutilizando-os, muitas vezes é melhor para "reciclar".

Na prática

Quando (não) separar uma via de mão dupla

A separação ou união de vias deve ser feita com bom censo e ser levado em conta as considerações abaixo.

O Waze tem a capacidade, em alguns casos, de consertar a via automaticamente: trocar a direção da via quando diversos wazers a percorrem no sentido inverso ou a geometria quando a media dos traçados dos wazers ficam fora da via. Se duas vias estão muito próximas o Waze pode troca a direção de uma delas mas, antes de fazer esta troca de direção o Waze avisa com muita antecedência no Cartouche mostrando erro #100.

Muitos wazers descuidados costumam esquecer as restrições de direção, acabam criando ou destruindo diversas rotas inadvertidamente. Manter as vias separadas minimizam os erros. A destruição de rota por um wazer só é percebida quando o mapa foi compilado e publicado e seu conserto demora muito para aparecer nos smartphones e acaba espantando novos utilizadores.

Uma regra simples é manter o zoom em escala de 20m/200pés e verificar se as duas vias não ficam montadas, existe separação entre ela. Existindo separação mantenha-as separadas, senão, una-as.

O correto é olhar em seu histórico de navegação e verificar se dirigindo nas duas direções seus traçados não se juntam.

Como unir vias separadas


Rodovias e rampas

TODO :: 2012-02-23 :: Traduzir de Best_map_editing_practice#Highways_and_Ramps


Quando usar rampa em intersecções


Quando criar rotatórias

TODO :: 2012-02-23 :: Traduzir de Best_map_editing_practice#When_to_Create_a_Roundabout


Instruções turn-by-turn

Quando o Waze fala "Mantenha a.../Vire a..."

A regra no algorítimo do Waze é:

  • Quando o angulo de saída é maior que 45 o Waze fala "Vire a...";
  • Se o angulo é menor que 45 "Mantenha a..."

Existe as exceções quando o nome ou tipo das vias são diferentes.


TODO :: 2012-02-23 :: Explicar as exceções


O algorítimo das instruções esta em navigate/navigate_instr.c do código fonte do Waze.