The new Waze Wiki, aka Wazeopedia, is now live at Wazeopedia.waze.com! While this legacy wiki will remain accessible for the time being, it is no longer updated by the community. For the most up-to-date guidance, please visit your local Wazeopedia.

Please do not make any more updates to these legacy wiki pages, all future updates should be made in your country's local Wazeopedia.

Clock over a larger globe

Difference between revisions of "Como adicionar e nomear pontos de referência"

From waze
Jump to: navigation, search
m (Pontos de referência associados à vias e à navegação)
m (Estacionamentos)
Line 43: Line 43:
  
 
===Estacionamentos===
 
===Estacionamentos===
Use o landmark do tipo "Parking lot". Inclua o percurso principal do estacionamento com via do tipo "Parking lot". '''Não adicione''' todos os segmentos do estacionamento.
+
Use o landmark do tipo "Parking lot". Inclua o percurso principal do estacionamento com via do tipo "Parking lot". '''Nunca adicione''' todas as vias de um estacionamento.
  
De forma geral, as vias do estacionamento não devem ter nome, tendo em vista que elas ficam melhor identificadas através do nome do landmark do estacionamento, quando houver.
+
De forma geral, as vias do estacionamento não devem ter nome, tendo em vista que os estacionamentos ficam melhor identificados através do nome do landmark, quando esse tiver nome.
  
  

Revision as of 05:19, 19 January 2013

Como adicionar e nomear pontos de referência


Introdução

Apenas pontos de referência "verdadeiros" devem ser mapeados, isto é, somente aqueles landmarks que auxiliam o motorista a encontrar seu caminho devem ser criados no editor.

Para o propósito de buscar um endereço qualquer ou endereço comercial, o Waze utiliza outras fontes (foursquare, Bing e Google) associadas a ele, portanto, não é necessário adicioná-los ao mapa.

De forma geral, os pontos de referência (landmarks) devem ser desenhados no mapa da maneira mais simples possível. Muitas estruturas podem ser representadas por retângulos básicos. Não se preocupe em desenhar o formato de um prédio ou de um estacionamento de forma precisa porque muitos dos detalhes não serão visualizados no Cliente.

Cruzamentos

Cruzamentos principais, particularmente em rodovias, devem ser identificados por um landmark.

O landmark deve ser ajustado de forma rente ao conjunto de segmentos do cruzamento para assegurar uma apresentação organizada do ponto de referência no celular. A funcionalidade "snap-to" torna este processo mais fácil quando estiver adicionando landmarks através do Waze Map Editor.


Cruzamentos de formato complexo:

Jct Name - Good1.PNG


Cruzamentos em rotatórias (Veja também)

Jct Name - Good2.PNG


Formatos grandes devem ser evitados de serem feitos a mão livre.

Jct Name - Large1.PNG

Rotatórias

Para auxiliar a navegação, os segmentos das rotatórias devem permanecer "sem nome". Se uma rotatória tiver um nome próprio (ex.: praça das gaivotas), então ela pode ser identificada por um landmark do tipo "Junction/Interchange" que preencherá o centro da rotatória. Isto só é aplicável a grandes rotatórias que apresentam mais de 30 metros de diâmetro.

O landmark deve ser ajustado de forma rente aos segmentos da rotatória para assegurar uma apresentação organizada do ponto de referência no celular. A funcionalidade "snap-to" torna este processo mais fácil quando o landmarks estiver sendo adicionando através do Waze Map Editor.

UK Roundabout Landmark Example 1.jpg



Estacionamentos

Use o landmark do tipo "Parking lot". Inclua o percurso principal do estacionamento com via do tipo "Parking lot". Nunca adicione todas as vias de um estacionamento.

De forma geral, as vias do estacionamento não devem ter nome, tendo em vista que os estacionamentos ficam melhor identificados através do nome do landmark, quando esse tiver nome.


O nome dos demais tipos de estacionamentos não necessitam ser adicionados, exceto talvez para grandes estacionamentos fora de centros urbanos.


Veja aqui maiores informações sobre nome e categoria de vias

Postos de combustíveis

O mapeamento correto dos postos de combustíveis é vital para a nova funcionalidade de Gas Price disponível no Brasil a partir da versão 3.5 do Waze. A funcionalidade permite encontrar o posto de combustível mais próximo dentro da sua rota ou o posto que apresenta o combustível de menor preço.


Postos de combustíveis devem ser mapeados segundo as seguintes diretrizes:

  • O Landmark do tipo "Gas Station" deve cobrir todo o pátio do posto de combustível para que ele seja vísivel e para prevenir que o Waze tenha uma falsa detecção de tráfego lento no local.
  • As vias de entrada e de saída dos postos devem ser do tipo "Parking lot" com sentido de direção e permissões de conversão verificadas.
  • O landmark deve ser nomeado com o nome do posto (não apenas como "Posto" ou com a bandeira do posto).
  • A bandeira do posto deve ser selecionada de forma correta. Obs: Não confunda a opção de bandeira "branca" com a opção "Independent". A opção "branca" é destinada somente aos postos que apresentam bandeira com este nome enquanto postos sem bandeira devem ser "Independent". Se houver uma bandeira ausente, solicite sua inclusão através support request ou através do Fórum Brasil.
  • O endereço do posto deve ser adicionado.
  • Se for possível, o telefone do posto deve ser adicionado.

Veja abaixo e aqui um exemplo de como inserir apropriadamente um posto de combustível: UK Petrol Station Example 1.jpg



Algumas fontes de consulta sobre os postos:

- Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Outros tipos de landmarks

Esta modalidade de landmark pode ser usada para deixar o mapa mais agradável aos olhos e não tem propósito de busca ou navegação.

Bosques

Áreas de bosques e florestas devem ser mapeadas através do landmark do tipo "Forest/Grove"

Estruturas com Água

  • Rios e canais devem ser mapeados através do landmark do tipo "River/Stream". Use o script Street to River para facilitar a criação de um rio em Greasemonkey
  • Lagos e lagoas devem ter landmark do tipo "Sea/Lake/Levee".
  • Mares também deve ter o landmark do tipo "Sea/Lake/Levee" mas um cuidado especial deve ser tomado com:
    • Bordas onde o Mar de dois países se encontram e apresentam nomes diferentes. Ele deve ser dividido e cada landmark terá um nome distinto. Por exemplo English Channel/La Manche.
    • Se um landmark for grande demais ele não será visível no Waze Map Editor. Para este caso, a sobreposição de múltiplos landmarks pode ser aplicada.

Ferrovias

  • Linhas ferroviárias devem ser adicionadas como vias do tipo "Railroads", especialmente quando está próxima uma outra via. Elas não aparecem no celular mas evitam que usuários utilizando o waze interfiram nos dados de velocidade local por mante-los ligados à ferrovia.
  • Estações ferroviarias devem ser identificadas pelo landmark do tipo "Train Station".